26.11.08

Suposições e dominós.


Geralmente não costumo parar pra refletir sobre meus "hábitos". Pra início de conversa, não sei nem se os tenho. Caso tenha, seriam hábitos, manias ou costumes? Aliás, qual a diferença entre hábito, mania e costume?
Eu arriscaria dizer que hábitos são menos 'compulsivos', mais controláveis, de certa maneira voluntários, são uma espécie de costume, suscetíveis a mudanças repentinas de acordo com o humor do indivíduo em questão. Hábitos são menos automáticos, enquanto manias estão mais associadas a compulsividades e 'involuntariedades'.
Não sei se são manias ou hábitos, talvez sejam os dois, mas tenho alguns tipos de 'TOCs psicológicos' que vêm desde os 13 anos.
Provavelmente não seja nada peculiar, certamente todo ser dotado de massa encefálica e capacidade de raciocínio já se viu embaraçado nessas idéias várias vezes na vida. Em certos momentos, isso até me incomodou.
'ISSO' é, como posso explicar, pensar metalinguisticamente (esse foi o primeiro termo que me passou pela cabeça) em situações do tipo: quantas pessoas, nesse momento, estão pensando em quantas pessoas estariam pensando dessa forma que eu estou pensando?
A chance de você estar me achando demente é relativamente alta. 'ISSO' chega a envolver matemática e eu não sei lidar bem com probabilidades; portanto, simplificando: Quantas pessoas, nesse momento, estão pensando em algo parecido ao que eu estou pensando?
Ainda, quantas pessoas, nesse momento, estão sentadas numa cadeira escrevendo algo pouco útil ao desenvolvimento intelectual de qualquer interlocutor e assumindo presunçosamente que alguém vá se interessar a compartilhar esse raciocínio?
Tá ... um exemplo mais simplório ainda: Quantas pessoas, nesse momento, estão ... vamos ver... SOLTANDO UM PUM!
Confesso que fiquei levemente aliviada depois de assistir Amelie Poulan e constatar que não sou a única demente a imaginar coisas tão fantasiosas e nonsenses. Afinal, pra quê alguém tem que pensar nisso? Que tipo de conhecimento seria agregado se uma fonte confiável de informação me respondesse: Maria Teresa Marques Santos, nesse exato momento, às 3:45:25 da manhã de terça feira do dia quatro de novembro de dois mil e oito, trezentas mil, novecentas e setenta e oito pessoas ao longo do planeta terra emitem gases estupidamente fedidos na atmosfera.
Fugindo um pouco da questão metalinguística para dementes, tenho que assumir outros tipos de TOCs psicológicos. Esse eu acho menos peculiar ainda. Dias atrás eu estava conversando com a Camila e pudemos então confessar intimidades características de mentes desatinadas. É algo tipo "Show de Truman" ... de achar que o mundo todo é uma montagem, uma "pegadinha" e, vc, o astro central.
Eu imaginava (lá pelos meus 13 anos) que era 'tudo de mentirinha', acreditava que sempre que fechava os olhos ou virava as costas, tudo sumia. Várias vezes até tentei "burlar o esquema" - fechava e abria os olhos rapidamente ou virava de costas inesperadamente para "pegá-los desprevenidos". Mas eles eram realmente ágeis e bem organizados, pensava eu, em minha pouco modesta imaginação.
Qualquer um associaria isso a egocentrismo, são pressuposições até egoístas (imagina, tudo existindo só pra "me testar"), no entando eu arrisco a dizer que está mais pra mania de perseguição.
Então ... admito que já perdi ( perdi?) horas da minha vida imaginando situações do gênero e refletindo sobre inúmeras outras do tipo "coincidência ou não?" E se... e se... são tantos E se!
... e se for pra pensar no dia em que apareceu, inesperadamente, aquela pessoa que influenciaria tão profundamente sua vida, sua rotina, suas atitudes e suas prioridades. Aquele filme, que despertaria sua sensibilidade para aquela questão que vivia martelando sua consciência; aquela música que, naquele momento, parecia entender tudo o que se passava com seu espírito.
Você já parou pra pensar em o que teria sido diferente na sua vida caso você não tivesse perdido o ônibus naquela manhã rotineira de terça feira? ... e se vc tivesse deixado o sono falar mais alto e deixado de assistir aquela aula de sociologia que mudaria radicalmente o seu ponto de vista sobre questões de importância fundamental?
Dois filmes cujo enredo tem algo relacionado a essas suposições são 'Efeito borboleta' e 'O som do trovão'. Se te interessa, assista. Tbm vale a pena perder 2 horas assistindo 'Corrente do bem'. A idéia comum em todos eles é relacionada ao que chamam de "Efeito dominó" - o simples bater de asas de uma borboleta no oriente, pode gerar uma inundação no ocidente.
É muito irônico, isso sim ... pensar que, talvez, a pessoa sentada ao seu lado no metrô tem a resposta pra aquela pergunta que solucionaria um de seus grandes dilemas, mas por falta de oportunidade e comunicação, isso se perde.
Há uma teoria que diz que entre você e qualquer outro ser humano a distância é de, no máximo, 6 pessoas. Não sei se acredito, mas pensar nessa possibilidade me deixa no mínimo inquieta. As vezes acho que todos nós temos 'clones naturais' espalhados por aí mas, por questões talvez geográficas, nunca vamos os encontrar.
Uma coisa é certa, entre céu e terra existem muito mais variáveis do que supõe nossa vã lucidez.

21.11.08

Juliano.


Dias atrás, deitada na cama ao som da rotação reclamona de um ventilador chato e pouco satisfatório quanto à sua função social de ventilador, liguei meu mp3 e uma das músicas procedentes me entorpeceu de saudades, lembranças e aceleração cardíaca. Essa música chama-se Save me, de uma banda chamada Remy Zero.

Em 2006, poucos dias ou no máximo meses após empacotar minhas tralhas e me mandar pra um vilarejo setentrional americano desse planeta eu conheci o Juliano Garga. Creio que o conheci pegando carona. Não lembro exatamente da ocasião desse primeiro dia, mas certa estou de que eu não imaginava, até aí, estar diante do cara que mais valeria a pena conhecer naquele lugar.
A empatia foi instantânea, compartilharíamos os sentimentos mais típicos de nossa condição de aliens a 10 000 Kms longe de casa.
Por alguns períodos não mantivemos contato próximo, o trabalho, aliás, o American way of life preponderante sobre nossas vidas não permitiria tamanha regalia, contudo, vira e volta a gente encontrava uma maneira de burlar o sistema e aprontar algumas.
Os desabafos eram freqüentes, a eloqüência também. Éramos, de certa maneira, cúmplices. Cúmplices nos vícios e nas virtudes.
Éramos casualmente assíduos ao Friendly’s, ao Maine Mall, ao Sebago Lake, a Old Orchard e chegamos a arriscar uma praia numa noite fria de inverno, mas a permanência no local não foi possível devido a uma terrível disfunção intestinal da parte do meu organismo (tô virando mestre em eufemismos). Acho que dessa nem você sabia, né Ju? Pois é... eu me lembro terrivelmente bem daquela noite! Hehe
Outras situações também vêm ao caso. Entre elas a nossa expulsão do terraço do Prudential building devido à tietagem panorâmica (admito, da minha parte também). Vale ressaltar a noite insensata de entra e sai em boates, uma delas com direito a Pole dancing e muito vídeo, procedida de uma caminhada de embriaguez (agora da SUA parte), cachorro quente na calçada, “seven eleven” e à entrada escondida em um hostel downtown.
Depois disso tivemos tempo apenas de optar por uma ida nada planejada à Nova York, caracterizada por uma mochila nas costas, uns trocados no bolso e como dormitório o saguão de embarque da Port Authority.
Só pra deixar registrado, nossa recepção no Central Park foi um tanto quanto ERÓTICA, não é verdade, Garga? Será que você vai se lembrar disso? ... Um incólume indivíduo buscando prazer de maneira autônoma em plena entrada do parque.
Jú, agora sem metáforas nem indiretas. Mal posso esperar pra te rever e sair por aí com uma mochila nas costas, uns trocados no bolso e um destino bem incerto.
Esse ano com certeza você renasceu ... aconteceram milagres na sua vida como eu nunca presenciei na vida de ninguém, e eu só posso exclamar com toda certeza que o mundo precisa de você, da sua coragem, da sua honestidade, da sua sabedoria, da sua simplicidade, das suas ideologias e da sua coragem às ultimas conseqüências.
Eu amo você. Prezo cada minuto de história que tivemos. Estarei sempre na torcida estérica pelo seu sucesso.

6.11.08

Tosacas Underwater




siBeli... dando uma de enxerida por aqui já que infelizmente MT está sem internet! :(

tosacAs4ever